Guia básico para o uso do Conda

Conda é um gerenciador de pacotes e sistema de gerenciamento de ambientes de código aberto, multiplataforma e independente de linguagem. Foi desenvolvido originalmente para resolver desafios de gerenciamento de pacotes enfrentados por cientistas de dados que utilizam Python e, hoje, é um gerenciador de pacotes popular para Python e R. Inicialmente, a distribuição Anaconda Python foi desenvolvida pela Anaconda Inc. Posteriormente, foi separada como um pacote independente, lançado sob a licença BSD. O gerenciador de pacotes e ambientes Conda está incluído em todas as versões do Anaconda, Miniconda e Anaconda Repository. Conda é um projeto afiliado ao NumFOCUS.

No cluster HPC, o conda está disponível nativamente no sistema operacional, portanto, não é necessário carregar nenhum módulo para ativá-lo.

O tutorial abaixo é básico, sendo que em determinados casos, será necessário comandos mais específicos para reproduzir a instalação aprimorada de uma aplicação desejada.

Criar um ambiente conda


Para criar um ambiente básico python com o conda, execute o comando abaixo:

conda create -n <nome do ambiente>

Para criar um ambiente com uma aplicação específica instalada:

conda create -n <nome do ambiente> <nome da aplicação>=<versão>


Por exemplo, para um ambiente com o python 3.11, o comando a ser executado é: conda create -n meu_ambiente_python python=3.11

Ativar e desativar um ambiente conda

Os ambientes criados ficam no diretório .conda/envs em seu HOME. Para ativar um ambiente criado em seu HOME, execute o comando:

conda activate <nome do ambiente>

Para desativar o ambiente, basta executar:

conda deactivate


Instalar aplicações no ambiente conda

Para instalar aplicações dentro do ambiente conda, primeiramente, é preciso verificar se a aplicação faz parte do repositório do conda. No endereço Anaconda.org é possível ver a lista de aplicações disponíveis. Em geral, a instalação de aplicações pode ser obtida através do comando:

conda install <nome do pacote>


Em alguns casos pode-se usar o conda-forge para uma instalação de um repositório mais preciso:

conda install conda-forge/<endereço do repositório dado pelo anaconda>::<nome do pacote> 


Lembramos que para realizar a instalação de pacotes, o ambiente criado no conda deve estar ativado, caso contrário, pode criar novos ambientes em seu HOME sem necessidade.

Deletar um ambiente conda

Para deletar um ambiente que não está mais em uso do seu ambiente, o comando abaixo irá remover o diretório criado em .conda/envs e todos os seus arquivos.

conda env remove -n <nome do ambiente>