Política de uso do ambiente HPC

O ambiente HPC é reservado para computação em clusters, que são sistemas de computadores trabalhando em conjunto na execução de cálculos que demandam alto poder de processamento. Nesse ambiente os usuários acessam um servidor central (head node) a partir do qual podem submeter seus jobs para um sistema gerenciador de filas. Um job é basicamente um script, ou seja, um roteiro, com a sequência de programas a serem executados.

Qualquer pesquisador que possua vínculo formal com a UFG, UFJ ou UFCat pode utilizar os recursos computacionais do LaMCAD. Para utilizar o ambiente HPC, o pesquisador deve solicitar a abertura de uma conta através de formulário disponibilizado abaixo. Essa solicitação deve ser acompanhada de um projeto que será avaliado pelo Comitê Executivo do LaMCAD. 

As políticas de uso do ambiente são detalhadas abaixo.

Como se tornar usuário

Abertura de conta

Para solicitar abertura de conta no ambiente HPC, basta que o pesquisador preencha o formulário no link abaixo e submeta um projeto de pesquisa. Para preencher o formulário é necessário que o pesquisador esteja logado no seu e-mail institucional.

É importante ressaltar que, ao solicitar abertura de conta, o pesquisador declara que está ciente das políticas de uso do ambiente descritas nesta página.

O projeto será avaliado pelo Comitê Executivo e, sendo aprovado, a conta associada ao projeto e as contas adicionais, que eventualmente tenham sido solicitadas no projeto, serão criadas.

Importante: Cada pesquisador pode ter 1 única conta no ambiente HPC, associada a apenas 1 projeto, seja como pesquisador responsável pelo projeto, seja como colaborador.

Formulário para abertura de contas (Precisa estar logado no e-mail institucional).

Projeto de pesquisa

O projeto deve ser submetido na forma de documento em formato PDF. O documento não possui um formato rígido, mas recomenda-se usar uma fonte padrão, com tamanho 12 e espaçamento 1,5. O documento deve conter as seguintes informações:

  • Título do projeto;
  • Pesquisador responsável, sua instituição e unidade acadêmica;
  • Descrição do projeto de pesquisa, com contextualização do problema, resultados esperados e bibliografia (máximo de 4 páginas);
  • Especificação de como os recursos computacionais serão utilizados e a necessidade de processamento de alto desempenho;
  • Programas e aplicações que serão utilizados;
  • Se o pesquisador desejar abrir contas adicionais para colaboradores e alunos participantes do projeto (que tenham vínculo com a UFG, UFJ ou UFCat)  deve especificar: nome completo, instituição e unidade acadêmica, se é professor, TAE ou aluno, sugestão de username e e-mail.

Como cada pesquisador só pode ter 1 conta no ambiente HPC, recomendamos que o projeto submetido contemple todas as linhas de pesquisa do pesquisador.

O pesquisador poderá solicitar contas adicionais a qualquer momento durante a vigência do projeto. Essa solicitação deverá conter o nome completo, instituição e unidade acadêmica, se é professor, TAE ou aluno, sugestão de username e e-mail de cada um dos novos usuários. Aqui vale enfatizar que a conta do usuário é pessoal e intransferível.

O projeto tem duração de 2 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período mediante apresentação de relatório sobre o uso dos recursos e avaliação pelo Comitê Executivo.

Obrigações do usuário

Relatórios

Ao final do período do projeto, o pesquisador responsável deve apresentar um relatório científico sobre o uso dos recursos do LaMCAD no período, os resultados obtidos e os produtos gerados. Se o pesquisador desejar, pode solicitar a renovação do projeto. Se o projeto não for renovado, as contas associadas ao mesmo serão encerradas no prazo de 60 dias.

Publicações

É requisitado a todos os usuários que mencionem o LaMCAD/UFG em todos os artigos e demais produtos que tenham se beneficiado dos recursos deste Laboratório. Algumas sugestões de menção são: "Esta pesquisa foi apoiada pelo LaMCAD/UFG"; "Esta pesquisa foi possível graças aos recursos computacionais do LaMCAD/UFG"; "This research was supported by LaMCAD/UFG"; "We thank the computer support from LaMCAD/UFG".

Como utilizar o ambiente

Softwares disponíveis

Uma lista com os softwares que estão disponíveis no ambiente HPC pode ser vista aqui.

Atenção: É proibido instalar ou usar softwares proprietários sem licença válida no ambiente HPC!

Sistema de Filas

Para gerenciar um ambiente de computação multiusuário é necessário um sistema de filas que organize os jobs dos vários usuários. No nosso ambiente HPC o gerenciador de filas utilizado é o SLURM e a política de filas adotada para o ambiente, bem como as instruções de uso do sistema, podem ser vistas aqui.

Orientações gerais aos usuários

Tutoriais

O usuário que não estiver familiarizado com o ambiente de computação em clusters pode acessar alguns tutoriais para ajudá-lo a fazer uso do nosso ambiente HPC no menu Serviços > Tutoriais  .

Espaço do usuário e backup

Cada usuário tem um diretório /home/username próprio para armazenar seus arquivos de trabalho. Entretanto esse espaço não é muito grande e o laboratório não faz backup dos conteúdos armazenados nele. Portanto é fortemente recomendado que os usuários façam backup dos seus arquivos regularmente.

Questões de segurança

O acesso ao ambiente HPC só pode ser feito através de uma VPN e usando protocolo SSH. Os tutoriais sobre como configurar a VPN e acessar o ambiente pode ser visto aqui.

Ao mudar a senha de acesso ao cluster, utilize pelo menos 12 caracteres. Utilize uma mistura de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, evitando assim usar somente palavras.