Mais de 20 representantes de diferentes instituições e ambientes de inovação goianos compareceram
Mais de 20 representantes de diferentes instituições e ambientes de inovação goianos compareceram
Programa busca acelerar o desenvolvimento da computação científica para atender demandas comunitárias
Investimentos e perspectivas de crescimento impulsionam capacidade do Laboratório
Fapeg vai investir R$ 16 milhões para implementação do maior Centro de Computação de Alto Desempenho do Brasil Central
Comemoração é marcada por anúncio importante e projeção de crescimento significativo para os próximos anos
A escola tem como objetivo prover à comunidade de usuários do SDumont e à comunidade de programação em computação de alto desempenho em geral, minicursos relacionados com programação em computadores de alto desempenho tais como modelos de programação paralela, ferramentas de perfilagem e bibliotecas para o desenvolvimento de algoritmos paralelos otimizados.
Parceria junto ao governo de Goiás e Inpe viabiliza lançamentos do Cempa Cerrado e de construção de sede para a unidade e o LaMCAD/UFG
Por meio de diversas atividades, encontro realizado na Colômbia discutiu aspectos e perspectivas da área.
O Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal de Goiás (LaMCAD/UFG), localizado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS), em Goiânia, ganhou um novo e moderno sistema de refrigeração para o seu data center.
Membros da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) realizaram visita técnica ao laboratório
Laboratório foi inaugurado em 2020 e expectativa é de que se torne referência nacional
Integrantes do laboratório puderam conhecer o Senai Cimatec (BA) e o LNCC (RJ) entre os dias 26 e 28 de junho.
Entre os dias 26 e 28 de junho, o coordenador geral do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Herbert Georg, e o gerente técnico-administrativo da unidade, Thiago Vasques, realizaram visitas técnicas em duas das maiores instituições de supercomputação do Brasil: o Senai Cimatec, em Salvador (BA), e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ).
A iniciativa visa integrar cada vez mais o LaMCAD à comunidade brasileira de computação científica e permitiu conhecer os supercomputadores de ambas as instituições e toda a infraestrutura física, elétrica e hidráulica dos respectivos data centers. Herbert e Thiago afirmam buscar atualização sobre as práticas mais modernas adotadas por esses locais de referência e troca de experiências em relação à implantação desse tipo de ambiente computacional.
No LNCC, particularmente, ambos participaram também do programa "Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont", que é pactuado junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) por meio de termo de cooperação. O projeto prevê a presença de pontos focais do LNCC nas universidades e institutos federais de todo o país. Na ocasião, foi comemorado também os 25 anos de instalação do laboratório em Petrópolis.
LaMCAD
Localizado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS), o LaMCAD é dedicado à computação científica, com foco na oferta de serviços de computação de alto desempenho (HPC) e nuvem (cloud computing). Assim, serve a pesquisa acadêmica, mas também atende governos e órgãos públicos em projetos específicos, além de estar aberto a empresas.
Integrantes do laboratório puderam conhecer o Senai Cimatec (BA) e o LNCC (RJ) entre os dias 26 e 28 de junho
No último dia 25 de abril de 2023, o LaMCAD recebeu os alunos do Instituto de Informática que estão cursando a disciplina de Arquitetura de Computadores, ministrada pela Professora Sand Luz Corrêa.
No último dia 15/4, o LaMCAD e o Parque Tecnológico Samambaia da UFG receberam o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás, José Frederico Lyra Netto e sua equipe.
Nos últimos dias 04 e 05 de abril, o Coordenador Geral do LaMCAD, Hebert Georg e o Gerente Técnico-Administrativo, Thiago Vasques, estiveram presentes junto à Comitiva da UFG na visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, São Paulo.
Gestor municipal conheceu o trabalho do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado
Através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cempa-Cerrado deve ganhar em breve um aplicativo para acesso a informações meteorológicas de alta precisão.
Saulo Ribeiro Freitas explica que a proposta do CEMPA é identificar as condições climáticas de uma determinada região.
O objetivo foi conhecer as principais instalações do PTS e projetos em andamento