
Pesquisa apoiada pelo LaMCAD/UFG é capa da edição de setembro de 2025 da revista JACS Au
Pesquisa desenvolvida no Instituto de Física da UFG (IF-UFG) é reconhecida internacionalmente e vira a capa da edição de setembro da revista JACS Au. O estudo contou com o suporte computacional do LaMCAD/UFG (Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho), que forneceu a infraestrutura computacional necessária para os cálculos computacionais.
O artigo “Hidden Carbenes: NHC-Al Species at the Al₂O₃–Ionic Liquid Interface” foi publicado na revista JACS Au e recebeu destaque especial como capa da edição de setembro de 2025. O estudo contou com a participação de três pesquisadores do Instituto de Física da UFG, Prof. Dr. Renato Pontes, Prof. Dr. Heibbe de Oliveira e Flávio Sanches-Neto, todos usuários do LaMCAD.
Através desta pesquisa, foi observado que líquidos iônicos à base de imidazólio formam espécies ocultas de N-heterocíclicas de alumínio (NHC-Al) em superfícies de óxido de alumínio Al₂O₃. Esta descoberta revela novos modos de ligação e estruturas de superfície em fases líquidas iônicas suportadas (SILPs), com implicações para o projeto catalítico e a reatividade da superfície.
A pesquisa é fruto de uma colaboração que envolveu abordagens experimentais e teóricas, onde técnicas de espectroscopia avançada, como NMR e XPS foram utilizadas e corroboraram com as previsões teóricas obtidas pelos cálculos de Teoria do Funcional da Densidade (DFT), que necessitam de computação de alto desempenho.
Este reconhecimento internacional reforça a relevância da contribuição e apoio do LaMCAD na pesquisa científica.