
LaMCAD/UFG se destaca no suporte a projetos de IA
A partir de aporte de infraestrutura de supercomputação fornecido pelo Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) tem obtido resultados de pesquisa cada vez mais relevantes e em menor tempo de pesquisa, trazendo cada vez mais notoriedade e evidenciando a importância da decisão da UFG de criar o LaMCAD/UFG no ano de 2019. Iniciativas baseadas em inteligência artificial, por exemplo, estão se tornando a especialidade do laboratório, que encontrou no Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) um ótimo parceiro. Duas ações ajudam a exemplificar isso.
Nova metodologia para previsão do tempo
Pesquisadores do Centro desenvolveram, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), uma nova metodologia baseada em inteligência artificial (IA) capaz de gerar diretamente as condições iniciais para modelos de previsão numérica do tempo, utilizando apenas dados observacionais — eliminando, assim, a necessidade do uso tradicional de campos de previsão como ponto de partida.
A tecnologia representa um avanço significativo para o monitoramento meteorológico regional, com potencial de aplicação em escala nacional. Testes realizados com dados observacionais evidenciaram que a nova técnica de assimilação atmosférica é capaz de viabilizar previsões comparáveis — e, em determinados cenários, superiores — às geradas por métodos e modelos tradicionais, como o Global Forecast System (GFS), utilizados na geração das condições iniciais.
Plataforma para monitoramento climático de Goiás
Em outra frente, o CEMPA-Cerrado lançará em breve uma plataforma inovadora de dados meteorológicos que promete melhorar o monitoramento climático no estado de Goiás. Utilizando uma técnica avançada de downscaling baseada em inteligência artificial, a ferramenta oferece informações em alta resolução espacial, capazes de detalhar as condições climáticas com precisão inédita para a região.
Um diferencial fundamental da ferramenta, que estará disponível para acesso do público, é a possibilidade de visualizar essas informações segmentadas para cada sub-região de planejamento do estado, facilitando o entendimento dos efeitos locais do relevo, uso do solo e das áreas urbanas sobre o clima. Esse nível de detalhamento é essencial para apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, além de fomentar pesquisas científicas e estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
A aplicação de inteligência artificial em conjunto com modelos meteorológicos de previsão numérica, como as citadas acima, é uma tendência global que permite superar limitações tradicionais, como baixa resolução espacial e temporal, fornecendo dados mais precisos e úteis para a tomada de decisões. Também consiste em um exemplo bem-sucedido de uso dos serviços oferecidos pelo LaMCAD/UFG, que incluem computação de alto desempenho (HPC) e computação em nuvem.
Portfólio diverso
Confira alguns dos outros projetos de IA apoiados e suportados pelo LaMCAD/UFG atualmente:
1 - Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP)
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Vicente Da Rocha Soares Ferreira da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG)
2 - Quantificação de nódulos pulmonares em imagens de tomografia computadorizada utilizando inteligência artificial
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Wesley Pacheco Calixto, da Escola de Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC/UFG)
3 - Inteligência Artificial Aplicada à Redução da Evasão Estudantil em Instituições de Ensino Técnico e Superior
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, do Instituto de Informática (INF/UFG)
4 - Inteligência artificial aplicada à avaliação automatizada de exames de ecocardiograma para apoio à decisão médica
Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Ronaldo Martins da Costa, do Instituto de Informática (INF/UFG)
5 - Criação de ferramentas de quimioinformática e modelagem baseada em inteligência artificial
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Luiz Henrique Keng Queiroz Júnior, do Instituto de Química (IQ/UFG)
LaMCAD/UFG e Cempa-Cerrado
O Cempa-Cerrado e o LaMCAD/UFG, além de parceiros, dividirão o prédio que abrigará a futura sede de ambas as estruturas, a ser instalado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG). A obra contará com o investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, sendo que a área coberta prevista é de quase 3 mil m², enquanto a construída, de 2.345 m², contemplará escritórios, salas de reunião, espaços de coworking e auditório, entre outros ambientes.