Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza palestra no PTS/UFG
Mais de 20 representantes de diferentes instituições e ambientes de inovação goianos compareceram
Integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estiveram no Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás (PTS/UFG), no último dia 21, para uma palestra que apresentou os serviços oferecidos pela organização a ambientes de inovação. O evento foi realizado no auditório da Agência UFG de Inovação e reuniu mais de 20 representantes de diferentes instituições e ambientes de inovação goianos.
Na ocasião, o diretor adjunto de Relacionamento Institucional, Gorgonio Araújo, e a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da RNP, Iara Machado, apresentaram melhor o chamado “Sistema RNP”. Eles explicaram como essa rede de conexões formada por diferentes estruturas, organizações e instituições pode se servir da colaboração, serviços, relacionamento, infraestrutura e parcerias disponibilizados pela comunidade.
Durante a apresentação, foram anunciados 19 milhões de reais em investimentos só em Goiás, por meio do programa Conecta, que compõe o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para a obra de infovia do estado – no país inteiro, a previsão é de mais de R$ 280 milhões –, além da criação de ao menos seis novas redes metropolitanas de fibra ótica pelo Brasil.
Também houve discussão em torno da possibilidade de parceria estratégica junto à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), no intuito de expandir a oferta de serviços, que atualmente contempla universidades e institutos federais, para ambientes de inovação e empresas vinculadas a esses ecossistemas.
Para se ter uma ideia, hoje o pacote essencial de serviços da RNP oferece ao menos 10 ferramentas que atendem a diferentes necessidades: ConferênciaWeb (estúdio virtual), eduplay (streaming de conteúdo audiovisual), CAFe (autenticação), eduroam (Wi-FI acadêmico), FileSender (transferência de arquivo), ICPEdu (certificação digital pessoal), Fone@RNP (VoIP), Testbeds (experimentos em TICs), GidLab (experimentos em gestão da identidade) e Cais (cibersegurança).
LaMCAD/UFG na Rede e-Ciência
Outro ponto alto da visita da RNP foi a exposição de planos para o estado de Goiás até 2026 e assinatura de um protocolo de intenções para futuras parcerias e para o acordo de cooperação técnica (ACT). Os instrumentos contemplam a participação do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG), estrutura localizada no PTS/UFG, na Rede e-Ciência, para o qual o Laboratório foi selecionado ao lado de outras quatro instituições, neste ano.
Na Rede de e-Ciência, o tráfego de dados do LaMCAD/UFG será ampliado em dez vezes (100 Gbps), o que permitirá reduzir ainda mais o tempo de execução de tarefas computacionais, e, consequentemente, a obtenção de resultados de cálculos e simulações complexas. Atualmente, o LaMCAD/UFG oferta serviços de computação de alto desempenho, da sigla em inglês HPC (high performance computing), e de nuvem (cloud computing).
Da RNP, ainda participaram da programação Nelson Simões, diretor-geral; e Débora Costa Soares dos Reis, coordenadora de P&D.