Laboratorio_de_supercomputacaoo_da_UFG_passa_a_atender_todas_as_ICTs_de_Goias

Laboratório de supercomputação da UFG passa a atender todas as ICTs de Goiás

Em 27/02/24 16:02.

Investimentos e perspectivas de crescimento impulsionam capacidade do Laboratório

Desde o início de 2024, o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal de Goiás (LaMCAD/UFG) está apto a atender, acolher e apoiar projetos de quaisquer pesquisadores de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) do estado de Goiás. A novidade havia sido anunciada em dezembro passado, durante evento de celebração dos cinco anos de criação da estrutura.

Até então, o escopo de atuação do Laboratório visava suprir a demanda interna de pesquisadores da UFG, da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ), além de contemplar iniciativas de governos e órgãos públicos.

Contudo, as melhorias realizadas ao longo de 2023 na infraestrutura da unidade permitiram que o LaMCAD/UFG ampliasse seus horizontes, abrangendo a capacidade de atender outras ICTs goianas.

O crescimento deve continuar com a construção de uma nova sede no Parque e os investimentos previstos a partir da captação de recursos. Todo esse potencial alimenta expectativas em torno da possibilidade de a estrutura se tornar brevemente um dos três maiores centros de computação científica do Brasil.

Sobre o LaMCAD/UFG

Criado em dezembro de 2018, o LaMCAD/UFG acumula mais de R$ 8,4 milhões investidos, aproximadamente 180 usuários cadastrados, 40 projetos de pesquisa vigentes até o presente momento em áreas diversas e contribuição na produção de cerca de 57 trabalhos acadêmicos.

O Laboratório oferta serviços de computação de alto desempenho, da sigla em inglês HPC (high performance computing), e de nuvem (cloud computing).