aniversario_lamcad_capa

LaMCAD celebra 5 anos de criação com expectativa de alcançar novo patamar

Em 15/12/23 10:11.

Comemoração é marcada por anúncio importante e projeção de crescimento significativo para os próximos anos

Nesta quarta (13/12), em contexto de comemoração dos 63 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG) foi palco de um evento festivo em comemoração aos cinco anos de criação do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG). A celebração teve espaço no auditório da PRPI/UFG, na Agência UFG de Inovação.

A cerimônia começou com a apresentação da atuação do LaMCAD/UFG por seu coordenador geral, Prof. Herbert Georg, que traçou uma linha do tempo passando pelo esboço do projeto do Laboratório e a decisão de criação da estrutura, em dezembro de 2018. De lá para cá, foram mais de R$ 8,4 milhões investidos, aproximadamente 180 usuários cadastrados, 40 projetos de pesquisa vigentes até o presente momento em áreas diversas e contribuição na produção de cerca de 57 trabalhos acadêmicos.

aniversario_lamcad_herbertaniversario_lamcad_helenaaniversario_lamcad_jesielaniversario_lamcad_angelita

Legenda: Foto superior à esquerda, vemos o Prof. Herbert Georg e à direita a Prof. Helena Carasek, respectivamente coordenador do LaMCAD e Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da UFG. Enquanto na parte inferior, temos à esquerda, o Prof. Jesiel Carvalho e Profª. Angelita de Lima, respectivamente, Vice-Reitor e Reitora da UFG.

Para os próximos anos, a expectativa é que haja investimentos da ordem de R$ 24 milhões por parte da Fapeg e do governo de Goiás, a construção de um novo prédio no Parque a ser compartilhado com o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais (Cempa Cerrado) e a possibilidade real de se tornar um dos três maiores centros de computação científica do Brasil. “Devemos ampliar nossa capacidade computacional em 10 vezes”, esclareceu Herbert.

Outra novidade bem recebida foi o anúncio de que o LaMCAD/UFG, que surgiu originalmente para suprir a uma demanda interna de pesquisadores, contemplando depois integrantes da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e de Jataí (UFJ), passa agora a atender, acolher e apoiar projetos de quaisquer pesquisadores de instituições de ensino superior (IES) do estado de Goiás. “Podem espalhar a notícia”, brincou o coordenador.

Na avaliação do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Leles, o crescimento do LaMCAD/UFG vai ao encontro do crescimento da própria Fundação e de sua capacidade de fomentar pesquisas e projetos. “Para se ter uma ideia, neste ano, nosso orçamento foi o maior da história da instituição. Assim, temos apoiado ações estratégicas para o estado, a exemplo do próprio LaMCAD/UFG, do Cempa Cerrado e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG)”, ressaltou.

Em outro momento, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, agradeceu ao trabalho de todos os profissionais envolvidos na condução do LaMCAD/UFG. “É uma estrutura de sucesso, que realmente merece cada dia mais o nosso apoio, com a certeza de que o retorno e o resultado são garantidos. Também é um enorme privilégio ser a responsável por colher os frutos e flores de todo um trabalho coletivo feito a muitas mãos. Há muita gente profissional e abnegada envolvida nesse projeto”.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, fez coro à valorização dos esforços e à necessidade de especializar os quadros atuantes. “Computação científica de alto desempenho tem que estar sob a gestão de cientistas, sim, mas nas mãos de pessoas habilitadas para lidar com as questões e dilemas que esse tipo de desafio propõe. Nesse sentido, estamos muito tranquilos e bem servidos, de modo que o LaMCAD/UFG já pode ser considerado um dos mais importantes centros multiusuário do país”, salientou.

Os motivos para comemorar o êxito do LaMCAD/UFG em tão pouco tempo de trajetória marcaram a última fala da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. “Precisamos demarcar os espaços. Sabemos que estamos desenvolvendo ações e projetos em uma gestão que é estruturante não só para a Universidade, mas para o estado de Goiás e até no apoio às políticas públicas do país. Em qualquer centro de poder em Brasília, o nome da UFG é reconhecido e desafiado a entregar mais”.

Compareceram à ocasião a diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias; a diretora executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Lucilene Sousa; a diretora executiva do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso; além de vários integrantes da gestão superior da UFG (pró-reitores e secretários), diretores de unidades acadêmicas e membros dos comitês gestor e executivo do LaMCAD/UFG.