escola_santos_dumont_2024

Convite: Escola Supercomputador Santos Dumont 2024

Em 08/12/23 14:24.

A escola tem como objetivo prover à comunidade de usuários do SDumont e à comunidade de programação em computação de alto desempenho em geral, minicursos relacionados com programação em computadores de alto desempenho tais como modelos de programação paralela, ferramentas de perfilagem e bibliotecas para o desenvolvimento de algoritmos paralelos otimizados.

A escola faz parte do "Programa de Verão 2024 do Laboratório Nacional de Computação Científica"   (http://veraolncc.kinghost.net/ ) que irá ocorrer entre o período de 15 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024.

A edição 2024 da Escola SDumont contará com uma programação intensa de 22 minicursos, distribuídos em 8 módulos e 4 palestras. As atividades serão ministradas por pesquisadores e colaboradores do LNCC, além de contar com a participação de convidados das instituições de pesquisas da UNICAMP, UFRJ, CEFET-RJ e Fiocruz e das empresas ATOS, NVIDIA e EXAFLOP e estaremos também promovendo a terceira edição do "NVIDIA/LNCC AI for Science Bootcamp.

Além disso, convidamos o prof. Arthur Lorenzoni, da UFRGS, para ministrar uma palestra sobre " Otimização de Aplicações paralelas em arquiteturas Modernas" com o objetivo de ajudar aos programadores iniciantes em computação paralela, a escolher os mini-cursos mais indicados para resolução do seu problema e convidamos o prof. Calebe Bianchini, da Mackenzie, para coordenar o nosso primeiro " bootcamp" sobre programação paralela", que terá como objetivo, oferecer uma aula prática sobre como escolher a melhor ferramenta de computação paralela para diversos problemas.

Por fim, teremos a honra da participação do prof. Jairo Panetta IME/ITA, que irá ministrar a palestra inaugural ,"Is There Room for HPC in Developing Countries? ", palestra "Invited Speaker" ministrada na Conferência Supercomputing 2023, a mais importante conferência da área de Supercomputação

As inscrições já começaram e irão terminar no dia 08 de janeiro!

Maiores informações sobre a Escola Santos Dumont 2024 podem ser encontradas no link http://veraolncc.kinghost.net/EscolaSDumont.php

Coordenadores da Escola Santos Dumont
Carla Osthoff - LNCC