carla2023

LaMCAD/UFG participa de evento latino-americano de supercomputação

Em 25/09/23 16:54.

Por meio de diversas atividades, encontro realizado na Colômbia discutiu aspectos e perspectivas da área.

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal de Goiás (LaMCAD/UFG), localizado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), foi representado pelo seu gerente técnico-administrativo, Thiago Vasques, na Conferência Latino-Americana de Computação de Alto Desempenho (Carla 2023), sediada neste ano na cidade de Cartagena, na Colômbia.

Na ocasião, pesquisadores, matemáticos, professores, técnicos e estudantes da região se reuniram para discutir o crescimento da computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês) e compartilhar avanços nesse campo, a exemplo da convergência com a inteligência artificial (IA). Além disso, houve conferências master, palestras com a interlocução da academia e da indústria, sessões completas de artigos, workshops, tutoriais e debates.

Segundo Vasques, o evento foi uma excelente oportunidade para ampliação dos conhecimentos acerca de novidades e tendências tecnológicas. "Participar de eventos como esse coloca a Universidade numa posição estratégica e de vanguarda no cenário de computação científica latino americana e mundial. Esperamos agregar conhecimento especializado na área de inteligência artificial, machine learning, eficiência energética e gerenciamento de ambientes HPC", afirma.

Carla2023bplateiaCarla2023