SBBD 2022 v2

Pesquisa com apoio do LaMCAD recebe premiação no SBBD 2022

Em 29/09/22 16:19.

Trabalho de pesquisa desenvolvida no Instituto de Informática da UFG é premiado no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD).

A pesquisa foi realizada com o apoio do LaMCAD/UFG, que forneceu a infraestrutura de computação de alto desempenho.

Pesquisadora SBBD

Com o trabalho intitulado "Junções por Similaridade usando Processamento Distribuído e Paralelismo Massivo", a aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Larissa Ramos Marques Silva, e o docente do Instituto de Informática (INF/UFG), Leonardo Andrade Ribeiro, receberam o prêmio de melhor artigo curto no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD).

O SBBD é o principal evento na área de Banco de Dados da América Latina e a edição deste ano ocorreu em Búzios, Rio de Janeiro, no período de 19 a 23 de setembro.

SBBD_2022

Junções por similaridade retornam todos os pares de objetos em uma base de dados que possuem similaridade maior que um limiar definido pelo usuário. Esta é uma operação importante em processos de limpeza, integração e análise de dados. Ela também pode ser usada diretamente em tarefas como detecção de plágio.

Por ser uma operação custosa computacionalmente, é fundamental que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira eficiente. O artigo apresentou um algoritmo distribuído para ambientes heterogêneos de hardware, com nós de processamento equipados com CPU e GPU. A principal contribuição do artigo é um modelo para distribuição otimizada da carga de trabalho entre os diferentes processadores.

Categorias: Notícias NOTÍCIA Notícias Destaques Premiação SBBD 2022 SBBD 2022 Premiação Junções por Similaridade usando Processamento Distribuído e Paralelismo Massivo