Apresentação

O Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) é um centro multiusuário voltado para atender à demanda por computação científica da UFG e de universidades parceiras como UFJ e UFCat, bem como de outras universidades e instituições com as quais o laboratório pode estabelecer parcerias.

Histórico

O LaMCAD foi criado no final de 2018, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, após uma série de esforços da comunidade acadêmica no sentido de criar um centro de computação científica na UFG.

Através desses esforços, em 2009 a UFG aprovou o primeiro projeto CT-Infra/Finep para aquisição de computadores para pesquisa no valor de R$ 1,4 milhão. Posteriormente, em 2013 e 2014 outros 2 projetos CT-Infra/Finep foram aprovados no valor de R$ 500 mil e de R$ 1,2 milhão. Em 2015 foi executado o primeiro projeto, com a implementação de um cluster de computadores nas dependências do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), órgão que cuida de toda a estrutura de TI da universidade. Entretanto, a comunidade de pesquisadores da UFG percebeu a necessidade da criação de um centro especificamente voltado para a computação científica na universidade.

A criação do LaMCAD possibilitou canalizar esforços para se criar um laboratório com toda a infraestrutura física necessária e com equipe técnica qualificada e dedicada exclusivamente ao laboratório, para manter os recursos computacionais disponíveis da maneira mais eficiente possível para a comunidade acadêmica. Em 2020 foi construído um novo data center no parque tecnológico da UFG, desenhado para abrigar equipamentos de computação de alta performance e foram executados os outros 2 projetos CT-Infra, que resultaram no atual cluster de HPC. Em outubro de 2020 o LaMCAD foi inaugurado e iniciou sua operação.

Objetivo e Organização

O objetivo do laboratório é oferecer à comunidade acadêmica da UFG e instituições parceiras recursos computacionais voltados para computação científica que demandem alto poder de processamento através de serviços de virtualização (computação em nuvem) ou de computação em cluster, ou ainda outros serviços computacionais específicos.

O LaMCAD está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, com sua sede nas dependências da Agência de Inovação da UFG, no Parque Tecnológico Samambaia.

O LaMCAD é regulado pela portaria PRPI Nº 1.860 de 5 de abril de 2019 que institui o laboratório e define sua estrutura de gestão, composta por:

• Conselho Gestor
  • Comitê Executivo
  • Comissão de Usuários

O Conselho Gestor é formado por 11 membros representantes dos usuários de computação científica da UFG, UFJ e UFCat. O Conselho é responsável por estabelecer as diretrizes gerais do laboratório e acompanhar as atividades do Comitê Executivo, apoiando iniciativas para o desenvolvimento do laboratório e zelando pelo seu caráter multiusuário e multi-institucional.

O Comitê Executivo é formado por um coordenador geral e 2 coordenadores adjuntos, indicados pelo reitor da UFG, entre professores com reconhecida capacidade técnica e científica. O Comitê é responsável pela gestão administrativa, financeira e técnico-científica do laboratório, de acordo com as diretrizes gerais do LaMCAD e as normas da Universidade. Para viabilizar essa gestão, o laboratório conta com uma equipe qualificada de analistas que administram os sistemas computacionais do LaMCAD.

A Comissão de Usuários é composta pelos usuários correntes do laboratório, que devem se reunir anualmente no Encontro Anual de Usuários do LaMCAD. A Comissão pode propor ações para a melhoria do funcionamento do laboratório.